top of page

Para minhas avós, ajudem a mamãe a me amamentar.



Querida vovó, em breve chegarei do lado de cá do mundo, e estou contente em te reconhecer. Já escuto tua voz e sinto teus carinhos pela barriga da mamãe. Sabe, vovós, eu te amo muito, afinal, vocês que "inventaram" meus papais.


Sinto que tu e minha mamãe estão ansiosas. Dizem que ter netos é ser mãe com açúcar e toda vez que minha mamãe escuta isso, ela se angustia, e eu sinto, sabia?


Sabe o que é vovó? No tempo de vocês nem tinha essa tal internet, e as informações eram difíceis de se encontrar. Quando vocês tinham a idade da mamãe, e ela ou o papai estavam na barriga, o mundo deu uma super reviravolta e as mulheres ganharam as ruas e o mercado de trabalho, o marketing das indústrias cresceu e com isso, vocês não conseguiram ficar em casa com meus papais, só cuidando e amamentando. Também disseram que leite de peito não sustentava, e que leite de vaca numa lata era melhor do que o de vocês, e quem não quer o melhor pros seus filhotes, né? Ei, vovó, não fica triste, não é uma crítica, eram aqueles tempos e sei que você fez o melhor que pode, tô vendo o resultado aqui do lado de dentro, hehehe. Mas é que hoje em dia o acesso á informação é mais fácil, e mamãe e o papai sabem muita coisa. Só que, como eles respeitam muito sua mamãe e sua sogra, ficam angustiados quando vocês começam dando pitacos. Sabe o que é pitaco, vovó? É conselho não pedido.


Sei que vocês querem que eu seja um bebê feliz e saudável, e vão me encher de amor. Mas é que eu andei lendo, através dos olhos da mamãe, uma pesquisa de uns tios láaaaa do extremo sul do Brasil que dizem que, se eu mamar só no peito da mamãe por 6 meses, e depois até dois anos ou mais, minha saúde aumenta um absurdo e chego até a ser mais inteligente. Ok, ok, você pode dizer que é só uma pesquisa, que não amamentou muito a mamãe e o papai e que eles são super inteligentes, mas vovó, eu posso ser mais ainda! E posso ter menos doenças como diarreia (e daí ninguém quer trocar minha fraldinha fedorenta né?), doenças respiratórias (lembra, vovó, que crianças morriam de pneumonia?), ter uma fala mais bem articulada, porque ouvi dizer que mamar ajuda e muito no desenvolvimento do rosto e dentes. Pode ser boato, né vó, mas sei lá, quero poder atingir todo o potencial que a natureza preparou pra mim.


Então, querida vovó, aqui vai meu pitaco: pra você ajudar minha mamãe a amamentar, você precisa cuidar dela e da casa, ler e se informar. Quando eu chorar (e eu vou chorar bastante, pois é assim que os bebês fazem, lembra?), não diga que é fome e uma mamadeira resolveria. Ao invés disso, prepara um chá de camomila pra mamãe. Tem um outro livro bacana que diz que os bebês são como a sombra da mãe, e uma mãe muito preocupada tem um bebê preocupado. Ouvi dizer que ela vai sentir muita sede e fome. Se você vier pra nossa casa pra ficar conosco quando eu nascer, seria bacana você cuidar dos meus pais de novo, como quando eles eram criancinhas, pra eles cuidarem de mim. Pensa vó, que bacana, ver os seus bebezinhos virando gente grande e cuidando de outro bebezinho, eu!

Prepara aqueles teus bolinhos de chuva com canela, os bifes a rolê, os legumes, um feijão reforçado como quando mamãe ou papai eram criança e tiveram anemia, lembra? Ih, vó, tu não sabes cozinhar? Bom, pode ser que seja clichê mesmo isso de que vovós fazem a melhor comida, mas eu sei que, se você não sabe cozinhar, deve saber quem saiba, ou onde comprar algo gostoso. Põe minhas roupinhas na máquina (ai vó, nem te gasta lavando á mão, usa só um sabãozinho especial e era isso), passa algumas das mais amassadinhas. Dá uma organizada na casa, mesmo que você não goste disso, mas é o que meus pais precisam, e pelos filhos a gente faz cada coisa, né?


Sei que vai ser difícil controlar a ansiedade de me ter no colo, mas não me tire do colo dos meus pais para que eles cuidem da casa. Eu recém vou ter nascido, não me importo se tem poeira no rack, mas me importo em estar longe do cheiro que mais amo no mundo, o da mamãe. É claro que você vai me dar muito colo e eu vou adorar, mas ouvi dizer que, para ser a melhor vovó do mundo, é preciso ser uma mamãe maravilhosa. Cuida da minha mamãe, incentiva que ela me dê mamá a hora que for, onde for. Esconde as mamadeiras e leite em pó que ela ganhou e investe num chá calmante e numa canjica quentinha. Não diga que vai me dar doces quando crescer ou as coisas que você sabe que ela não gosta. Não é por mal, mamãe apenas vive num mundo diferente do seu, mas agora é a vez dela acertar e errar, e seu trabalho é apenas acolher os tombos, igual você fez com ela e com papai quando tinham um aninho aprendiam a caminhar, você só observava e dava um beijinho quando algo dava errado.


“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança", diz um provérbio africano. Me educar começa por educar meus sentidos e o melhor jeito de começar é mamando, sabia? Eu consigo sentir o cheiro da mamãe, o gosto do leitinho, que varia de acordo com o que ela come, consigo escutar a voz dela e os sons do coração, que eu tô bem acostumado, agora e, o mais incrível, é que enxergo a distância do seio até o rosto dela. Então, ouvi por aí que o sucesso da amamentação está no apoio que as mamãe ganham quando o neném chega e, vovó, eu tô louco pra mamar! Ajuda a mamãe?


Vovó, nem te conheci ainda mas já te amo muito, tô louco pra te ver e ver você cuidando dos meus papais para eles me cuidarem, que legal vai ser, né?

Com carinho, dx netinhx que te ama.

<3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3

Referências:

http://www.blog.saude.gov.br/35305-pesquisa-inedita-revela-que-amamentacao-pode-aumentar-inteligencia.html

http://www.blog.saude.gov.br/35305-pesquisa-inedita-revela-que-amamentacao-pode-aumentar-inteligencia.html

Créditos da Imagem: http://data.portal.sistemas.ro.gov.br/2015/05/Dia-das-M%C3%A3es_Emilia-F.-Teixeira-e-a-m%C3%A3e-Rosangela-Freitas-Teixeira_Foto_Daiane-Mendon%C3%A7a-4.jpg

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page