top of page

Precisa ficar longe do bebê? Armazene leite materno!


Olá gurias, hoje vamos falar de armazenamento de leite materno em caso de ausência da mãe. A gente sabe que o ideal é amamentar direto na fonte, mas entre o ideal e o real há um enorme abismo chamado vida, hehehe. Vamos tentar simplificar as coisas, então.

- ordenha:

Lave bem as mãos e prenda o cabelo, massageie bem as mamas para soltar o leite ou pode dar uma bela chacoalhada. Comece a ordenha (manual ou com bomba) e despreze os primeiros jatos. Quanto tempo ordenhar? até uns 20 minutos cada mama. Lembre-se, é normal sair muito pouco nas primeiras vezes. Ordenha não é medidor de produção e, quanto mais se ordenha, mais produz.

- armazenamento:

Armazene o leite materno em recipiente apropriado de vidro com tampa plática, tipo de café solúvel, em sacos armazenadores para esse fim e que são BPA free (gosto muito dos da Lansinoh) ou potes plásticos BPA free. Comos os vidros são inertes, eles duram mais tempo.

Lembre-se de esterilizá-los em esterilizador de microondas (conforme instruções) ou emágua fervente por 15 minutos, deixando-os secar sobre guardanapos de papel ou toalhinha de boca do bebê.

Procure armazenar porções pequenas, entre 50 -100 ml, pois o leite descongelado e aquecido que não for utilizado precisa ser descartado, o que é uma pena! Assim, melhor usar vários potinhos com pouca quantidade do que um potão e ver seu precioso ouro branco indo pelo ralo!

Em temperatura ambiente, o LM não deve passar de 1h. Na geladeira, sempre na prateleira superior, que é a mais fria o leite materno mantém-se bem entre 12h e 24h. No congelador (aquele dentro da geladeira) ele se mantém por 5 dias. Já nos refrigeradores de duas portas, o leite materno no freezer pode se manter entre 15 dias e um mês.

Os valores mais conservadores (12h na geladeira e 15 dias no freezer são recomendações dos Bancos de Leite Humano). Já as diretrizes da La Leche League (LLL), uma das mais renomadas organizações de apoio à amamentação sugerem que o leite na geladeira seja consumido (ou congelado, caso não seja usado) em até 24h e no freezer, com temperaturas abaixo de -18*C, por até 3 meses. Essa mesma instituição diz que freezers com tempertaturas abaixo de -20*C podem armazenar LM por 6 a 12 meses, mas faz algumas ressalvas, como o fato de que a maioria dos freezers domésticos não mantém essa temperatura, pois são abertos frequentemente e que pode haver degradação das gorduras do leite e ele ficar rançoso.

Mohrbacher (2010) e Raleigh (2011) publicaram estudos confirmando os períodos citados pelo pessoal da LLL, de 24h na geladeira, até 3 meses no freezer doméstico e de 6 a 12 meses nos freezers com temperaturas abaixo de 20 graus negativos, mas ressaltam que a perda de vitaminas (vitamina C, tão importante pra imunidade se perde muito próximo do primeiro mês) e dos antioxidantes e anticporpos presentes somente em nosso leite é muito grande.

Assim a recomendação ideal é que o leite materno fique até 24h na geladeira e até 1 mês no freezer doméstico, afinal, o abrimos todos os dias e há uma grande variação de calor. Ah, digamos que hoje você ordenhou 30 ml e congelou, e amanhã ordenhe mais 30. Pode resfriar na geladeira um pouco e adicionar ao congelado, lembrando-se que a validade será sempre do primeiro volume congelado. Então, não se esqueça de colocar etiqueta!

- aquecimento:

O leite materno refrigerado deve ser aquecido em baho maria e testado no pulso antes de ofertar ao bebê para evitar queimaduras. jamais ferva o LM, ou aqueça no micro, pois degrada a vitaminas e anticorpos! Lembre-se que o LM aquecido e não utilizado deve ser desprezado!

Tem mais dúvidas? escreva para plantaomaterno@gmail.com ou manda um inbox para facebook.com/PlantaoMaterno

Beijos;

Cris

-------------------------

referências:

Mohrbacher, N. Breastfeeding answers made simple: a guideline for heling mother. Amarillo: TX. Hale Publishing, 2010.

Raleigh, NC. Human milk banking association of North America, 2011.

www.lalecheleague.org

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page