Exaustão não é amor!

Vocês sabiam que os bebês começam a produzir a melatonina, um dos hormônios do sono, na 6a. semana de vida? Pois é, por isso no início eles trocam o dia pela noite, afinal seu ritmo biológico ainda não se organizou e ele não tem esses marcadores hormonais para saber que a noite foi feita para dormir.


Aliás, a falta de sono é uma das principais queixas da maternidade e eu grito aos 4 ventos: EXAUSTÃO NÃO É AMOR.



Todo mundo quer dormir bem, mas tem gente que não admite nem pra si. Acaba que estas pessoas encontram, em alguns perfis "pseudocientíficos", um leque de posts culpabilizadores que dizem basicamente que se você tentar intervir no sono do seu filho você vai ferrar com o emocional dele pra todo sempre por causa do estresse tóxico e que você tem que aguentar, afinal amor materno é isso e blábláblá (#meucucomglitter).


Buenas: medicina do sono é ciência séria, com publicações internacionais em revistas científicas de alto fator de impacto. Basta ser minimamente interessado que se acham excelentes referências.


E essa é a chave: a ciência. É claro que existem cursinhos online do tipo 12h de sono com 12 semanas que são pura balela, pois um bebê de 12 semanas recém esta produzindo os hormônios do sono e não teria capacidade nem de fisiologia de sono nem de alimentação pra ficar tanto tempo sem comer.


Mas a medida que um bebê cresce, existem bons hábitos familiares de sono que melhoram, e MUITO, a qualidade da vida daquela família. E não é preciso deixar chorando não. Então, aqui o que pega é a INDIVIDUALIDADE de cada caso, de cada família.


Fato é que não dormir bem afeta os hormônios do crescimento e causa distúrbios metabólicos em crianças e adultos.


Portanto, se estás exausta, não jogue na conta do amor. Leia no dicionário o que exaustão significa, e nenhum sinônimo se parece com amor, sabiam?


Busquem profissionais que realmente entendam de sono, como médicos e consultoras certificadas nas práticas FAMILIARES relacionadas à institutos internacionais de sono e de criação com apego.


Melhoras. Dormir bem é fundamental pro desenvolvimento social, cognitivo e motor das crianças e adultos.

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