Resumão das Orientações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria para a aliment


(Henrique, 6 meses, atracado numa cenoura, que não dá pra ver)


Seguindo a temática alimentar, convido a todxs que tem filhxs a lerem dois artigos, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de pediatrai, disponíveis nos links:

1) http://www.sbp.com.br/pdfs/14617a-PDManualNutrologia-Alimentacao.pdf

2) http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10_passos.pdf


Adianto alguns temas:

* Bebês em aleitamento artificial, ou seja, que tomam fórmula, devem manter o aleitamento exclusivo até o 6o. mês com fórmula para a idade e, depois dos 6 meses, adequar dieta para fórmula de seguimento (tipo 2) e introdução alimentar;


* Na página 22 do artigo da SBP lemos "A criança pequena não pode “experimentar” todos os alimentos consumidos pela família, por exemplo, iogurtes industrializados, queijinhos petit suisse, macarrão instantâneo, bebidas alcoólicas, salgadinhos, refrigerantes, doces, sorvetes, biscoitos recheados, entre outros";

* Na página 28 do artigo da SBP lemos "O leite de vaca integral, por várias razões, entre as quais o fato de ser pobre em ferro e zinco, não deverá ser introduzido antes dos 12 meses de vida. É um dos grandes responsáveis pela alta incidência de anemia ferropriva em menores de 2 anos no Brasil. Para cada mês de uso do leite de vaca a partir do quarto mês de vida, ocorre queda de 0,2 g/dL nos níveis de hemoglobina da criança."

TRADUZINDO: leite de vaca antes de um ano faz mal, criança que não mama tem que usar fórmula adequada, mucilagens e afins e petit suisse têm leite de vaca, tirem suas conclusões!


* Na página 31 lemos, quando se fala da alimentação a partir dos 12 meses: "Deve-se evitar alimentos industrializados pré-prontos, refrigerantes, café, chás e embutidos, entre outros.";

(Henrique, aos 15 meses, comendo comida "de verdade")

* na página 37, que fala da alimentação entre o 1o. e 2o, ano de vida, lemos: "Não permitir a utilização de alimentos artificiais e corantes, assim como de salgadinhos e refrigerantes, uma vez que os hábitos alimentares adquiridos nessa idade se mantêm até a vida adulta";


Convido a lerem, na página 77, sobre o aumento de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer na adolescência e adultos jovens, relacionados ao mal hábito alimentar.


Na página 103 há uma tabela dos alimentos e quantidades a serem consumidos, por dia, por faixa etária: - De 6 - 11 meses, 0 porção de açúcar - De 12 - 24 meses, 1 porção de açúcar, equivalente a uma colher de sopa (mucilon tem quase 4 col de sopa de açúcares em uma medida).


Por fim, que o post está imenso, deixo o link da revista Pró-Teste, onde se lê, na página 19, que as quantidades de açúcar do mucilon são tão elevadas que deveria ser recomendado para crianças a partir de 4 anos, e que a análise revelou ainda má condição de higiene desses farináceos, encontrando, muitas vezes, asas de insetos.


http://orvalho.free.fr/S132009/Revista%20Pro%20teste%20%20Abril%202009%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20n%C2%BA%2079.pdf

http://orvalho.free.fr/…/Revista%20Pro%20teste%20%20Abril%2…

Posts Em Destaque
Posts Recentes