E a rotina do neném? Tem?

E então o seu bebê nasce e naqueles primeiros dias ele dorme bastante. Você lembra do ditado "dormir como um bebê" e fica realizada. Certo dia, parece que alguém jogou água no seu gremlin, ops, bebê e ele te dá um baile! Chora, briga com o peito, não dorme, não mama, só chora e chora e chora (e nessas alturas, tu também).

Já aconteceu de me chamarem para consultoria de amamentação porque o bebê chorava demais no fim do dia e noite e, claro, sempre culpam o leite materno. pois bem, o bebê não tinha fome nenhuma, a mãe produzia que era uma beleza, o bebê tinha sono! O pai achava, inocentemente, que se dormisse menos de dia, dormiria mais à noite. Sabia de nada, coitado!

Sono chama sono. Bebês pequenos, de RN até em torno do 4o. mês são muito reativos á falta dele. Eles não processam bem o cortisol, o hormônio do stress, e parecem um vulcão em erupção. Jogue "efeito vulcânico do sono" no google e leia mais sobre isso.

De forma geral, o tempo necessário de sono por faixa etária é dividido mais ou menos assim:

1) Recém-nascido: tempo total 16 a 18 horas por dia, sendo várias sonecas durante o dia.

2) 2 a 6 meses: tempo total 14 a 16 horas por dia, sendo 5 horas dessas de sonecas.

Irritabilidade excessiva, mais agressividade, choro sem uma causa aparente e sem horário específico, "mudanças de comportamento", podem ser sinais de falta de sono. Portanto, quanto mais dormir de dia, melhor dormirá a noite. Bebês RN não aguentam muito mais que 1h acordados sem demonstrarem sinais de stress, como puxar a orelha, olhos fixos em nada e bocejo. Se chegamos ao bocejo, já estamos atrasados na ação! O bom é colocar a dormir assim que dá os primeiros sinais...

Assim, quando a gente fala em rotina para bebês muito novos, estamos falando em sequência de eventos que sinalizem a hora de dormir. Num primeiro momento, deixe o bebê dormir no claro de dia e escurinho a noite, até que acertem seu reloginho biológico, mas depois pode-se escurecer o quarto para as sonecas.

Observe intervalos não maiores que 2h acordados e faça sempre a mesma sequência de eventos, seja enrolar no cueiro, coisa que gosto muito, ligar um ruido branco (ventilador, radinho fora de sintonia), ir para quarto, embalar, cantar a mesma música...Outra coisa importate é que para uma soneca ser restauradora, ela precisa ter pelo menos 1h de duração, para que se completem as fases REM e não-REM do sono, que realmente descansam. Se o seu bebê acordar, tente fazê-lo seguir dormindo com mais embalo ou teta, não hpá problemas, o importante é dormir bem.

Á noite, sempre sugiro um banho gostoso, na banheira, chuveiro ou balde (escolha da família), seguido por uma bela mamada, o charutinho (muito importante), um white noise e um embalo, tudo já a meia luz, sem muitos ruídos.muita interação, sabem? Ah, e quando elx finalmente dormir, mantenha-o no charutinho, mantenha o som estático e não é preciso manter nenhuma luz acesa no quarto, mas se o assim desejarem, a luz que menos interfere é a vermelha!!! (leia mais em http://www.duoflex.com.br/blog/sono/azul-branca-ou-vermelha-quais-as-luzes-que-atrapalham-o-sono/).

Ah, lembre-se que bebês novinhos tem estômagos pequenininhos e o leite materno é de fácil digestão, então eles acordam com mais frequência mesmo e é normal e desejado que seja assim. Além disto, até o quarto mês, dormir "a noite inteira" para um bebê significa em torno de 5h. Portanto, a hora que ele dormir, durma também! Não o deixe cansar demais de dia achando que vai dormir mais a noite. E, se ele te der um baile, aceita... Serão muitos ainda, e você cada vez mais conseguirá ver os sinais de hiperestimulação. Aliás, a "cólica" do RN, muito comum no fim de tarde e noite, gralmente é um bebê e uma mãe super cansados, cheios de cortisol. Nessas horas, recomendo muito um banho pra ambos, de chuveiro, bem calmos...

E aí, qual a rotina de sono?

Beijinhos

Cris

Posts Em Destaque